ADAM - Associação dos Diabéticos de Americana

A Associação

O Diabetes Mellitus é um dos mais importantes problemas de saúde da atualidade na sua prevalência, incidência, incapacitações, mortalidade prematura, custos envolvidos no seu controle, no tratamento de suas complicações e na carência dos poderes públicos e privados em oferecer as informações e orientações necessárias para o bom controle da doença. Isso fez com que um grupo de pessoas (portadoras ou não de DM), criasse uma associação, sem fins lucrativos, com o objetivo final de ensinar e melhoraras condições de saúde das pessoas com diabetes e seus familiares.

Com esse objetivo a ADAM promove reuniões semanais para crianças, jovens, adultos e familiares através de seus profissionais especializados, com orientação sobre o que é a doença; alimentação adequada e correta; importância da atividade física; uso correto da medicação (oral e insulina); controle emocional, cuidados gerais, focando principalmente a prevenção de suas complicações.Participa junto à sociedade civil e pública de ações que promovem e incentivam uma melhor qualidade de vida e a garantia de direitos previstos em lei.

Missão

Promover assitência e proteção aos portadores de diabetes, familiares, profissionais de diabétes, familiares, profissionais de saúde e comunidade, oferecendo a todos uma melhor qualidade de vida.

Visão

Oferecer credibilidade, buscando sempre o bem estar do cliente.

Valores

Transparência e ética, responsabilidade social, satisfação do cliente, respeito ao indivíduo, espirito de equipe, busca permanente da excelência em qualidade de vida, prevenção e superação a indivíduos diabéticos.

Objetivos Institucionais

O processo de educação em diabetes deve motivar o indivíduo a adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para a mudança de hábitos, com o objetivo geral do controle metabólico e melhor qualidade de vida. A educação em diabetes deve alcançar: as pessoas com diabetes, a família, os profissionais da saúde, a comunidade, os poderes públicos e as instituições privadas. A educação, de maneira geral, deve ser prática, gradativa, contínua, interativa, adequada (idade, sexo, tipos de diabetes, presença ou não de complicações) com objetivos e critérios de avaliação definidos. O processo de educação deve ser construído pelos indivíduos nele inseridos, sintetizando de forma integrada o conhecimento científico, as experiências individuais, as condições sanitárias e socioeconômicas.

Objetivos Educacionais

  • Compreender a doença como um todo e como age no organismo
  • Conscientizar os participantes do que está ocorrendo em sua vida (porque estão no grupo e o que esperam obter com a experiência)
  • Integração de indivíduos que têm a mesma doença em comum e a troca de experiências
  • Conhecer e debater os métodos já existentes e os novos meios para prevenir e controlar a Glicemia (através de dieta, exercícios, controle emocional, etc.)
  • Descobrir que um dos fatores para uma qualidade de vida saudável é a mudança de comportamento e de hábitos, a fim de prevenir não só o Diabetes Mellitus, mas outras patologias.
  • Reeducação alimentar.
  • Aprendizado da culinária diet (mudança de conceitos).

Metodologia

  • Palestras educativas, de apoio e de orientação (03 reuniões semanais);
  • Exposição e explicação de assuntos temáticos (profissionais da área);
  • Dinâmicas de grupo;
  • Debates;
  • Avaliação (conhecimentos adquiridos nos vários temas abordados, de auto monitorização e auto aplicação de insulina e outros testes de conhecimento sobre as discussões em grupo);
  • Atendimento individualizado;